fotos xadres 001Os olhos do enxadrista de muitas pátrias parecia querer sair de suas órbitas tamanha era pressão que estava sentindo. Dirley Belo. Este é um personagem misterioso. Há quem afirme que ele não é deste Planeta – um misto de chupa-cabras e ET de Varginha. Talvez até um gnomo ou um gênio. O sujeito tem xadrez em vez de sangue correndo nas veias. O círculo se completa quando descobrimos que o dito-cujo até semi-alfabetizado é. Explicando. Belo, segundo consta tem a escola da vida – sabe ler e escrever para o seu gasto, como por exemplo, ler o nome das ruas, escrever seu nome e por aí a fora – nada mais do que isso.  Não se sabe muito de sua origem – quiçá nem ele mesmo; talvez dona Juracy, sua mãe realmente saiba, mas nunca comentou com ninguém.

Até onde se sabe, ele nasceu em algum lugar lá na distante cidade Argentina de ‘Passo de Los Libres’ que faz divisa com Uruguaiana no Rio Grande do Sul e ainda criança veio para Rivera no Uruguai onde foi batizado. Especula-se que Belo se criou fazendo das suas em Santana do Livramento, no Brasil, onde, por sinal, aprendeu a jogar xadrez no final da década de 80. Por esta razão que o justamente o cognominam de jogador de muitas pátrias.

Voltando ao evento – a rodada, a quinta em especial, corria frouxo para os demais enxadristas que participavam do II Torneio na praça disputado no último  dia 20 de setembro, na praça matriz General Osório de Santana do Livramento, mas, de repente, ocorreu um fato que despertou atenção de todos os participantes e do público que prestigiou o acontecimento maciçamente.

Lá na mesa um, a principal onde geralmente ocupam os melhores enxadristas e comumente decidem o título, um grito seguido de um espalhar de peças pelo chão contrariou as normas do xadrez que é conhecido pelo silêncio e um espetacular tombo de costas estatelando-se aos pés da platéia.

Descontraído que estava – Belo, com a partida na mão resolveu se espreguiçar e até para fazer pressão em seu adversário. Levantou os braços na posição de Cristo Crucificado o máximo pôde – deu aquele senhor bocejo e encostou  todo seu corpanzil de 1,85 metro mal distribuído em uma massa disforme de 120 quilos  na pobre cadeira de PVC. Esta não foi feita para ser domada e reagiu da única forma que sabia. Vergou as patas traseiras perdendo seu centro gravitacional e jogando Belo para trás.

  Numa reação de autodefesa Belo ainda tentou inutilmente segurar-se em alguma coisa. Instintivamente ele furtivamente agarrou-se à mesa de plástico e tudo literalmente veio abaixo. Tudo porque Belo transformou-se num epicentro de magnitude considerável que acabou afetando as mesas ao seu redor. Foi um verdadeiro efeito dominó. Porém não houve reclamação – a turma compreendeu, arrumou tudo dentro do possível e deu prosseguimento à rodada. 

 

Ele estava dando aquele sufoco no fortíssimo Sixto Corbo e o mate seria uma questão de paciência e tempo; isso era que ele tinha de sobra – pelo menos seis a mais que Sixto que estava com a seta apontando o minuto final – talvez lhe restasse apenas um ou dois segundos no máximo. Só que a partir deste incidente Belo se desconcentrou e acabou “afogando” o rei de seu adversário culminando com um empate totalmente inesperado e nos critérios de desempates ele teve que se contentar com o sabor amargo do vice-campeonato.

 

Ainda bem que o torneio estava em sua última rodada e não foi prejudicado com este pequeno incidente de descuido. Os classificados foram os seguintes:

1)Sixto Corbo,(Montevidéu   4.5 pontos)2)Dirley Bello,(Fronteriço   4.5 pontos),3)Félix Maidana(Rivera Chico 4.0 pontos), 4)Pablo Lara(Livramento3.5 pontos),5)Tiago Braz(Livramento 3.0 pontos),6)Josué Braz(Livramento 3.0 pontos),7)Fabian Cardoso(Rivera 3.0 pontos),8)Roberto Castillo(Montevidéu 3.0 pontos),9)Mário Peru(Rivera3.0 pontos),10)Oscar Rodrigues(Montevidéu 2.5 pontos),11)Alcides Paz(Livramento 2.5 pontos),12)Flaco Eduardo(Rivera 2.0 pontos),13)Airton Costa(Livramento 2.0 pontos),14)Diego Pelaez(Rivera    2.0 pontos),15)Santiago Goncalves(Montevidéu 2.0 pontos),16)Federico Goncalves(Rivera Chico2.0 pontos), 17)Eduardo Brown(Livramento 1.5 pontos),18)Lucas PM(Livramento 1.0 pontos) e 19)Israel Braz(Livramento 1.0 pontos).

fotos xadres 004fotos xadres 005fotos xadres 006fotos xadres 007fotos xadres 008fotos xadres 009fotos xadres 010fotos xadres 013fotos xadres 014fotos xadres 015fotos xadres 016fotos xadres 017fotos xadres 018fotos xadres 021fotos xadres 003fotos xadres 011fotos xadres 012fotos xadres 022fotos xadres 023