Tiago Braz observando......Pablo Lara efetuar seu lance.Ele era o centro das atenções. Isso muito antes – até mesmo, de chegar à sala vip cônsul Alfredo Sanchez do Bobby Fischer Xadrez Clube. Bastou circular a notícia que o principal nome do xadrez na fronteira e atual líder disparado do ranking iria participar de uma etapa dos tradicionais torneios relâmpagos das quintas-feiras que a correria foi geral em busca de vaga. E não foram somente os jogadores que tietaram Pablo Lara, mas compareceram dois avôs com seus netos e um pai com duas filhas.

O palco estava perfeito. Bem iluminado. Mesas organizadas da um até a oito. Relógios e peças oficiais em cada uma delas. Seria impossível resistir à tentação de jogar. Principalmente na majestosa mesa um – que oferece um super tabuleiro medindo 7,5 cada quadrado totalizando quase um metro quadrado de área de jogo. Um verdadeiro Maracanã em verde e branco e um vidro de 5,5 milímetros de cobertura onde as peças deslizam suavemente.

Devido a todo este assédio Pablo acabou se atrasando. Quando conseguiu finalmente se livrar dos fãs e admiradores subiu até o clube – que fica no alto do número 371 da Rua Hugolino Andrade, a rodada já havia iniciado. O ritmo das quintas-feiras é 10 minutos por contendor. Indiferente aos problemas extracompetição seu oponente, que jogava de brancas cumpriu a regra – como estava no comando das peças brancas, fez o lance, acionou o relógio e pacientemente aguardou. Pablo tinha 10 minutos para sentar e jogar. O mundo de um enxadrista quando se concentra para jogar é fechado em seu cérebro e interiormente é aberto como uma noite estrelada de verão.

De repente Oscar Pablo surge majestosamente e pergunta onde era sua mesa. Reclamou porque não o aguardaram. Apenas argumentaram que as regras e a hora estavam sendo cumprida. Ele não acreditou no que vira. O seu tempo urgia e lhe restavam poucos minutos. Três para ser mais exato. Seria uma batalha no melhor estilo Usain Bolt, o jamaicano voador dos 100 e 200 metros rasos do atletismo. Cutucaram a fera com vara curta. Pablo ficou irado. Não transpareceu, mas sim, transpirou. Jogo rápido sempre foi sua deficiência, porém isso não significa que ele não saiba – muito pelo contrário, quando precisa ele joga. Assim procedeu. Realizou jogadas de mestre. Sempre forçadas. Nunca deixou seu adversário sequer pensar em reagir. Incisivo e fulminante deu xeque-mate em poucos minutos que lhe restavam. Pablo é um enxadrista diferenciado. Provocou espanto e suscitou aplausos.

Desta forma – como um atirador de elite treinado à espreita Pablo foi derrubando quem cruzasse o seu caminho. Sem dó ou piedade. Mexeram com o brio do campeão. E isso não foi correto. Pelo menos para os seus adversários. Ele ficou pilhado e elétrico como um colibri ou uma gazela-de-thomson fugindo desesperadamente de um guepardo na savana africana no ritmo de três minutos que fora obrigado a jogar e assim forçou todas as suas partidas seguintes. Quem não levava xeque-mate abandonava pela posição em que ficava. Contudo o campeão tinha um ponto vulnerável. Seu calcanhar de Aquiles poderia ser atingido e apenas um dos presentes conhecia sua fraqueza.

Seu nome não é Páris que com ajuda do deus Apolo derrotou o guerreiro grego Aquiles e sim Tiago Braz – o decantado e saudado menino prodígio. Bem ele já não é tão menino assim. Mas foi o algoz de Pablo em duas oportunidades. Na disputa da Copa 187 anos da independência uruguaia e nesta quinta-feira dia 30. Só que na oportunidade anterior Tiago teve os critérios de desempate a favor de Pablo que acabou sendo campeão. Só que desta vez nem eles o ajudariam, pois o menino prodígio ou Robin dos pampas como também é conhecido não só derrotou Pablo impetuosamente, mas venceu todas as partidas sagrando-se campeão invicto com 100% de aproveitamento se tornando o rei das quintas-feiras.

Na próxima semana – dia 6, haverá novo encontro a aí saberemos se Pablo protegeu seu ponto vulnerável ou se Tiago confirmará sua sagacidade de vitórias. Nesta noite de gala do xadrez na fronteira participaram Pablo Lara (2187), Diego Pelaez (2109), Tiago Braz (2102), Roberto Castillo (2063), Oscar Rodrigues (2003), Matheus de Lima Gutierrez (1770), Luiz Maia (1597), Evaldo Saymom (1574), Bernardo Zannier (1500) e Lennon Rosa (1353).

Todas as fotos: https://bfxc.com.br/2021/?p=20534

Veja o vídeo dos instantes finais da partida entre Tiago e Pablo: UMA RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE. PARA OUVIR OS COMENTÁRIOS DOS JOGADORES DO VÍDEO, O INTERNAUTA DEVERÁ IR ATÉ O LINK DA RÁDIO BFXC (no lado esquerdo desta página) E CLICAR NO BOTÃO DE PARAR O SOM. DESTA FORMA APENAS SERÁ OUVIDO O SOM AMBIENTE DA SALA DE JOGOS. FAÇA ISSO.

Uma aula de final tático do Menino Prodígio (direita)