Tiago Braz é o redentor do xadrez santanense e é o melhor dentre 38 no Torneio Internacional de Carnaval

 

Veja a classificação final:

Clique para Ampliar

Se um personagem merece toda idolatria dos cidadãos santanense – este nome atende por Tiago Pereira Braz, mais conhecido no meio enxadristico riograndense como “Menino Prdígio ou Róbin dos Pampas”. Ele não se abateu pelo fato de ter de enfrentar os melhores enxadristas regionais num mega acontecimento e não decepcionou seus fãs que compareceram na Sala vip cônsul argentino Alfredo Sanchez do Bobby Fischer Xadrez Clube nesta última terça-feira dia oito na disputa do Torneio de Carnaval de Xadrez Internacional promovido pelo BFXC (www.bobbyfischer.com.br) com apoio de importantes seguimentos da sociedade santanense, como provedora de internet Via Expressa (www.v-expressa.com.br), Unimed unidade região da fronteira (www.unimed.com.br/pct/index.jsp?cd_canal=53372&cd_secao=53357), SESI e Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Lazer de Sant’Ana do Livramento.

Tiago só perdeu uma partida das sete disputadas – justamente para aquele que seria o grande campeão, o Mestre Nacional Brasileiro Ado Calsing de Novo Hamburgo. Exccessão feita ao MN hamburguense que só não teve 100% de aproveitamento porque não quis vencer sua última partida, optando pelo empate, o torneio foi marcado por grandes disputas e um equilibrio sobrenatural. Tanto isto é verdade que do segundo ao sexto colocado todos empataram com cinco pontos ganhos e apenas desempataram pelos critérios.

Este resultado obtido pelo “Menino Prodígio” santanense deve ser evidenciada e levada em consideração porque não foi apenas o fato dele ter enfrentado e pedido para o mestre de Novo Hamburgo. No torneio estavam grandes enxadristas com destaque para oscampeões municipais de suas cidades Ignácio Marrero (Bagé), Anderson Martins (Pelotas), Dirley Bello (Passo de Los Libres na Argentina), Fábio Freitas (Santa Maria) dos Mestres Nacionais uruguaios Andrés Choca e Mário Otegui (Melo) – além de outros tantos que inclusive ficaram à frente dele na classificação final.

Os dez primeiros receberam prêmios em dinheiro, troféus e medalhas. A organização ainda premiou com medalhas especiais de atuações destacadas o professor David Homercher, Patrícia Porto Almeida, Bibiana Homercher e Marcelo Homercher todos da delegação de Santa Maria. Além deles receberam esta comenda Júlio Lito e  Ignácio Marrero.

Foto 1: premiação

Foto 2: todos os premiados

Foto 3: MN Ado e o jornalista Pedro Nicola

Foto 4: na mesa 1 da sala Vip o duelo de titãs. Ado(d) e o Ronin dos Pampas.