DSC08784Para quem não entende latim – o que não é novidade, sem demérito a ninguém – em bom português a citação acima quer dizer o seguinte: "Vim, vi, venci" é uma famosa frase latina proferida pelo general e cônsul romano Júlio César em 47 a.C..César utilizou a frase numa mensagem ao Senado Romano descrevendo sua recente vitória sobre Farnaces II do Ponto na Batalha de Zela. A frase serviu tanto para proclamar seu feito, como também alertar aos senadores de seu poder militar (Roma passava por uma guerra civil). No entanto, parafraseando o célebre conquistador romano aqui em Sant’Ana do Livramento existe um nobre enxadrista que sedimentou seu nome na história recente deste esporte na fronteira da paz e na região – e,  em todo torneio que participa deixa seu legado de grandes e memoráveis vitórias. A cada evento, independente do sistema de disputa, desde que o Mestre FIDE Argentino Cláudio Fucek – de saudosa  e agradável lembrança para toda familia Bobby Fischer, retornou  para Buenos Aires e não mais participou das atividades semanais do clube, Tiago deletou de sua memória duas palavras: derrota e segundo lugar ou qualquer outra classificação do gênero; para ele está “gravada em sua áura” apenas a tarja CAMPEÃO PERPÉTUO.

Ao contrário de Júlio César que utilizava seus soldados com espadas, lanças, flechas e cavalos em sangrentas batalhas – Tiago Braz é um general estratégico, porém nem por isso deixa de ser agressivo – que trava suas pugnas heroicas num campo quadriculado com 64 casas, 32 de cada cor onde com apenas oito soldados infantes (Peões), três duplas de oficiais (Bispos, Cavalos e Torres) – que também, semelhante a César ele tinha  uma comandante chefe personificada por Cleópatra que no caso de Tiago é a  Dama -  e, é claro um Rei que no xadrez deve-se defende-lo a todo custo, mas que nas mãos de Tiago esta peça por vezes se transforma em soldado de combate. Desta forma Tiago está deixando de ser conhecido por Róbin dos Pampas ou Menino Prodígio para se transformar no O GRANDE GENERAL JÚLIO CÉSAR BRAZ !

SUA RECENTE CONQUISTA

Bastou esquentar um pouco que a seleta e privilegiada elite do xadrez regional tomasse coragem e voltasse a se reunir na Sala Vip cônsul argentino Alfredo Sanchez do Bobby Fischer Xadrez Clube de Sant’Ana do Livramento que tem na presidência o jornalista Pedro Nicola. Isso O Imperador Brazaconteceu  na tarde deste último domingo  quando disputaram  um torneio relâmpago de blitz ou ping – onde cada jogador tem apenas cinco minutos para desenvolver toda sua partida; esta modalidade por sinal, é a mais disputada mundialmente e provoca algumas controvérsias entre professores e técnicos de xadrez que não gostam de jogo rápido, pois alegam que viciam as crianças e que elas não se concentram mais em partidas tradicionais com mais tempo de reflexão. Mas na verdade aqui em Livramento este tipo de ritmo é uma ‘cachaça’ e não tem quem não goste – desde a gurizada, passando pelos jovens e até  os mais veteranos. Todos curtem um bom e velho torneio de cinco minutos onde existe a possibilidade de se capturar (comer) o Rei adversário encerrando a partida pelo lance ilegal de seu contendor que inadvertidamente não percebeu que seu Rei estava em xeque e jogou outra peça. Desta forma há a caracterização do lance ilegal que neste tipo de torneio  a partida é dada como encerrada.

Como não poderia ser diferente –O GRANDE GENERAL JÚLIO CÉSAR BRAZ” não teve nenhuma dificuldade para vencer todas as suas oito partidas e conquistou invicto o título e ainda levou alguns trocados para casa. Ocorre que além das medalhas fornecidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Sant’Ana do Livramento, os enxadristas disputavam o saldo da caixinha onde cada participante – a título de inscrição participativa, depositava uma cota (R$5,00) e a valor bruto era dividido entre os três primeiros na seguinte ordem: campeão recebia 50%, vice 30% e o terceiro 20% da arrecadação. Tiago Pereira Braz não só levou o dinheiro, mas a medalha de ouro e muitos pontos que o deixou mais líder do que nunca do ranking do Bobby Fischer. Em segundo ficou o fenômeno e pentacampeão departamental de Rivera Diego Pelaez e terceiro o campeão de Rivera Chico Félix Maidana.

 

 

 

FOTOS:

Campeão de Rivera ChicoCampeão Tiago BrazDiego Pelaez é o campeão Departamental de RiveraDiego Pelaez foi o segundo

 

 

 

DSC08769DSC08777DSC08805DSC08810

 

Gustavo Tramutulo de MontevidéuÍdolo Riverense Roberto CastilloOscar Rodrigues de Montevidéuterceiro lugar Félix Maidana

DSC08752DSC08787DSC08789