Reúna o personagem que já venceu múltiplos e incontáveis torneios, lhe de condições apropriadas, como bons jogos de peças, mesas e tabuleiros oficiais – todos aprovados pela FIDE, um local bem iluminado e aprazível além, é claro, de uma organização impecável amparada por um regulamento que não suscite nenhuma duvida com uma equipe competente; some a isso um grupo que de longe não pode ser chamado de fraco, mas que, também não está no nível da figura central em questão e teremos não só um campeão proporcionando espetáculo, mas um artista dando um verdadeiro show.
Assim ocorreu na tarde deste último domingo, dia 18 quando Ado Calsing venceu de ponta a ponta o II Torneio Farroupilha de Xadrez Internacional disputado na Sala Vip Cônsul Argentino Alfredo Sanchez do Bobby Fischer Xadrez Clube. Se houvesse tempo hábil Ado teria jogado uma partida simultânea contra todos ao mesmo tempo após o encerramento e premiação – como bem ele sugestionou e teve a unanimidade dos presentes; mas ocorre que muitos enxadristas dependiam de horário de ônibus para retornarem às suas cidades e esta segunda atividade foi adiada para outra oportunidade.
Em tempo! Se engana aquele que imaginar ter só “marreco ou capivara” neste torneio organizado pelo jornalista Pedro Nicola com apoio, como sempre – da fábrica de brinquedos Xalingo de Santa Cruz do Sul. Não, pelo contrário. A exceção do Mestre FIDE argentino Cláudio Fucek que ‘era o dono das ações’ enquanto esteve na cidade e por conseguinte participando de todas as atividades do BFXC – o plantel atual não faz frente a Ado, mas nem por isso deixa de ser forte, pois basta citar alguns nomes como Tiago Braz, Valmir Souza, Pablo Lara, Nilo Cruxen (2112 de elo FIDE) e até o bom e velho BIGODE, mais conhecido como Dirney Cantini Paulo que no alto de seus setenta e tantos anos de xadrez ainda joga como tu guri, muito forte e sempre agressivo. De qualquer sorte – sempre que ocorrem torneios e jogam enxadristas fortes do nível de Calsing e outros tantos que por aqui já apareceram, entre eles incontáveis Mestres Internacionais, Mestres FIDES e até um Grande Mestre, fica um legado muito, e bota muito nisso – positivo. Aqueles que participam sempre ganham algo. Não estou me referindo a prêmios, mas experiência e acima de tudo fortalecem os laços de amizade, convivência e aprendizado.
A organização premiou os seis primeiros com jogos de xadrez da Xalingo (kit tabuleiro + peças de madeira) mais um boné da Casa dos Troféus.
Clas. Nome Cidade Pontos GP
1 Ado Calcing Novo Hamburgo 7 1000.00
2 Tiago Braz Santana Livramento 5 892.96
3 Dirney Cantini Paulo Santa Maria 5 892.96
4 Ignácio Pereira Marrero Bagé 4.5 750.25
5 Pablo Lara Rivera 4.5 750.25
6 Valmir Souza Santana Livramento 4 571.86
7 Nilo Cruxen Santana do Livramento 4 571.86
8 Diego Pelaez Rivera 4 571.86
9 Oscar Rodrigues Montevideu 3.5 429.14
10 Roberto Castillo Montevidéu 2.5 357.79
11 Félix Maidana Rivera Chico 2 286.43
12 Rafael Mustafa Mello El Hanini Santana do Livramento 1.5 179.39
13 Gustavo Mustafa Mello El Hanini Santana do Livramento 1.5 179.39
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FOTOS